top of page
O que é ECEXU?
O que é DENEM?

A Direção Executiva Nacional Dos Estudantes de Medicina (DENEM) é o órgão máximo de representação dos estudantes de medicina e congrega os centros e diretórios acadêmicos de todas as Faculdades de Medicina (públicas e privadas) do Brasil.

 

A DENEM defende as demandas dos estudantes de medicina do país. Trabalha pela melhoria da qualidade da educação médica e pela formação de profissionais mais compromissados com as reais necessidades da população, pela defesa de uma saúde 100% pública, gratuita e de qualidade, das universidades como instituições, realmente, pautadas no Ensino, Pesquisa e Extensão, e pela defesa da Saúde em seu conceito mais amplo, com suas interfaces com o meio ambiente, a cultura popular e a educação, primando pela independência em relação a movimentos de cunho estritamente partidário. Divide-se em: Coordenações Locais, Coordenação Nacional e Coordenações de Área. As Coordenações Locais são os centros e diretórios acadêmicos das escolas médicas do País que organizam-se em Regionais:

Finalidades: 

 

  • Representar os estudantes de medicina do Brasil em todos os âmbitos;

  • Coordenar a organização dos encontros do movimento estudantil de medicina;

  • Coordenar a execução do planejamento elaborado e aprovado no Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (COBREM);

  • Coordenar campanhas de esfera nacional direcionadas ao conjunto dos estudantes de medicina do Brasil;

  • Fornecer subsídios e apoio às iniciativas de movimentos locais que busquem a melhoria da qualidade do ensino médico;

  • Proporcionar um fórum para estudantes de medicina em todo o Brasil discutirem temas relacionados a saúde, educação e ciência e formular políticas de tais discussões.

  • Promover e facilitar o intercâmbio profissional e científica, bem como projetos e formação extracurricular para estudantes de medicina;

O que é DAMED?

O Diretório Acadêmico de Medicina (DAMED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é a entidade representativa dos estudantes da faculdade. Mas essa é a apenas a explicação burocrática, o DAMED é muito mais que isso, faz parte do movimento estudantil e, portanto, é um movimento social.

Um movimento social se caracteriza por ser um grupo de pessoas que a partir de uma ação coletiva tenta proporcionar uma mudança social, como por exemplo, a luta por um SUS de qualidade ou uma Universidade digna do povo brasileiro, considerando essa análise, é bem claro que o movimento estudantil e, portanto, o DAMED, é um movimento social.

 

O DAMED ao longo de sua história travou incontáveis lutas, algumas os estudantes de medicina saíram vitoriosos outras nem tanto. O Hospital Universitário Professor Edgar Santos tinha sua área da cardiologia controlada por uma Fundação, a FBC (Fundação Baiana de Cardiologia), essa fundação tinha praticas que trouxeram danos irreversíveis para o hospital e seus pacientes, praticava coisas como, priorizar o paciente particular ou portador de plano de saúde, cobrar ressarcimento de procedimento tanto do SUS como dos planos de saúde, não realizar procedimentos imprescindíveis para a sobrevivência do paciente se ele fosse usuária apenas do SUS, desvio de 47 milhões de reais, entre outras coisas bizarras realizadas ali em nosso hospital. O DAMED na época travou uma luta árdua contra essa fundação, realizando até mesmo investigação para recolhimento de provas contra ela, obtiveram apoio de alguns professores da faculdade e finalmente em 2006 foi conquistada a expulsão da FBC do nosso Hospital Universitário.

 

Em 2007 o DAMED em seus espaços deliberativos decidiu puxar uma campanha pelo boicote ao ENADE, esse boicote foi um sucesso, teve repercussão nacional depois da fala do nosso coordenador do colegiado da época, o professor Natalino, dizendo que baiano só toca berimbau porque tem apenas uma corda e que o fato da Faculdade de Medicina da Bahia ter tirado dois naquele ENADE foi por pura incompetência dos alunos e não por conta de um boicote. Esse ato dos estudantes de medicina proporcionou visibilidade para as reais condições do curso na época e depois de uma serie de reuniões entre a faculdade e o MEC, foi concedido 2,5 milhões para a reforma do prédio de medicina e mais vagas para novos docentes na casa. Atualmente o prédio está sendo reformado e a nossa faculdade foi contemplada com novos professores.

 

Desde 2000 o DAMED promove um estágio chamado ELV-SUS, com a proposta de proporcionar uma vivência rica e ampla discussão acerca do nosso sistema único de saúde. Hoje o ELV-SUS já está em sua 26º edição e não tem perspectiva de parar por ai! O DAMED também promove uma Feira de Saúde, onde as Ligas Acadêmicas da faculdade se reúnem em um dia inteiro para realizar oficinas e dinâmicas na perspectiva da promoção e prevenção em saúde com a população. A feira ocorre em uma praça da cidade e é aberta para todo o público.

 

O grupo que atualmente esta na gestão do DAMED que se titula por “ViraMundo”, vem com uma política interessante de tocar o diretório. Primeiro ponto é que o DAMED somos todos nós, todos os estudantes de medicina são esse grupo que luta pela modificação da nossa realidade, outro ponto é que em todos os espaços deliberativos qualquer estudantes têm voz e voto, ou seja, são protagonistas da historia desse movimento.
 

O Encontro de Capacitação em Extensão Universitária é um encontro da Coordenação de Extensão Universitária (CExU) da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). Esse ano,em sua segunda edição, o evento ocorrerá em Salvador, organizado pelo Diretório Acadêmico de Medicina da Universidade Federal da Bahia (DAMED-UFBA).

 

O encontro propicia discutir sobre os diferentes tipos de extensão através da troca de experiências entre as diferentes Instituição de Ensino Superior, criando entre os estudantes o compromisso com a extensão universitária de caráter popular e disponibilizando instrumentos para que busquem engajamento em projetos deste gênero. Além disso, o espaço é aberto para discutir e formular sobre a educação e a extensão popular, elaborar propostas de projetos para a transformação social a partir da extensão popular como pilar universitário e capacitar a Rede de Ajuda Local em Extensão Universitária da CExU para ampliar e difundir as ideias da extensão popular em diferentes locais do Brasil.

 

É essencial suscitar nos estudantes questionamentos sobre o papel da Universidade e sua função social, reconhecendo-se num contexto de construção e transformação política a partir da relação entre o saber popular e o saber científico, de forma emancipadora.

bottom of page